Alimentação

OVO:PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E COMO CONSUMIR O ALIMENTO

Por que o ovo é um dos alimentos mais versáteis que existem? O que explica a variedade de usos que tem na gastronomia. Além disso, tanto a clara quanto a gema são repletas de nutrientes – proteínas, vitaminas e minerais – benéficos para a saúde. Portanto, existem vários tipos de ovos, embora os mais facilmente encontrados sejam os de galinha.

A seguir, saiba todos os efeitos do ovo na saúde:

Propriedades do ovo

É rico em ácidos graxos saturados e insaturados, proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas.

O ovo é considerado uma proteína de alto valor biológico, ou seja, cujos aminoácidos essenciais são quase totalmente aproveitados no organismo.

O ovo também é rico em vitamina B8, que ativa substâncias capazes de atuar na sinalização celular, no metabolismo e no transporte de lipoproteínas, desempenhando papel essencial na formação da bainha de mielina – camada que envolve os neurônios e é fundamental para a transmissão de impulsos nervosos. Além disso, essa vitamina também é precursora da acetilcolina, neurotransmissor responsável pela manutenção da memória em idosos.

Veja os benefícios do ovo:

Ajuda o sistema muscular

Músculos Fortes

A proteína contida no ovo ajuda a manter o funcionamento dos músculos, assim como colabora com a manutenção e o crescimento da quantidade de massa magra.

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Auxilia a saúde do cérebro

O ovo contêm vitaminas e minerais necessários para o funcionamento regular das células nervosas, pois, regula atividades na memória.

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Fornece energia

Porque os ovos contêm vitaminas e minerais necessários para produzir energia em todas as células do corpo.

 

Melhora o sistema imunológico

Os ovos também é importante, pois, mantem o sistema imunológico saudável, visto que contém vitaminas e minerais essenciais para as células de defesa.

 

Diminui risco de doenças cardíacas

Além disso, a colina – nutriente essencial que faz parte do complexo de vitaminas B – desempenha papel fundamental na quebra do aminoácido homocisteína, porque está associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Por isso, o ovo podem ter papel fundamental na diminuição do risco de problemas no coração.

Melhora saúde dos olhos

Da mesma forma, a luteína e a zeaxantina são carotenoides que ajudam a prevenir a degeneração macular dos olhos – principal causa de catarata relacionada à idade – e a retinose pigmentar. Ao consumir ovo ajudará nisso.

 

Ajuda na perda e manutenção de peso

A alta qualidade de proteína dentro dos ovos ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Como na Dieta do Ovo, sentir-se cheio evita o hábito de petiscar, por que reduz a ingestão total de calorias e contribui com o controle do peso.

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Mas, ovo engorda ou emagrece?

No entanto, como qualquer alimento, o ovo possui calorias, sendo assim, seu excesso pode ter efeito negativo no peso corporal. Todavia, o consumo moderado pode fazer parte de muitas estratégias de emagrecimento, visto que agrega bom valor nutritivo e proteico.

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Colesterol x Ovo

Portanto, apenas 100 gramas da parte comestível do ovo de galinha contêm 356 mg de colesterol. Como a quantidade diária recomendada é de 300 mg, apenas uma unidade do alimento já a ultrapassa. Por isso, muito tempo se fez com que o ovo fosse mal visto, mas, atualmente sabe-se que o colesterol encontrado nos alimentos tem muito menos efeito negativo do que a quantidade de gordura saturada ingerida. Além disso, vale não exagerar na quantidade consumida por dia e, se possível, buscar auxílio de um nutricionista.

Mas, quanto comer por dia 

Ainda não há consenso total sobre o número de ovos por dia, mas, uma a duas unidades diariamente é uma boa quantidade de consumo. Mas, pessoas com diabetes, obesidade, colesterol alto ou problemas cardíacos devem comer no máximo um ovo por dia.

Formas de preparo 

Os ovos podem ser consumidos crus, fritos, mexidos, cozidos ou assados. Veja detalhes sobre cada forma:

Ovo Cru

Ovo CruNo entanto, esse modo de preparo é contraindicado pelo Ministério da Saúde por aumentar o risco de contaminação por Salmonella.

 

Ovo cozido

Ovo CozidoÉ a forma de preparo mais saudável pois não exige uso de óleo. Pode ser consumido frio ou quente.

 

Ovo Frito

Ovo FritoNesse caso, a indicação é que não se utilize óleo em excesso para que não haja aumento do valor calórico da refeição. Para isso, pode ser utilizada frigideira antiaderente apenas untada com óleo vegetal ou azeite de oliva.

 

Ovo Mexido

Ovo MexidoPopularmente conhecido como omelete, pode ser combinado com outros ingredientes, como legumes e queijos. Para dispensar o uso de óleo, prepare-o em panelas antiaderentes.

 

Ovo poche

Ovo PocheForma menos popular de preparo do ovo, consiste em quebrá-lo em água fervente com vinagre e um pouco de sal.

 

Em conclusão, ovos fazem bem para a saúde. No entanto, consuma da forma correta.

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