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CHIA SEMENTE EMAGRECE – 10 BENEFÍCIOS

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana. Em outras palavras, isso acontece por que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Alem disso, a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta. Dessa forma, a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Portanto, consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CHIA:

Chia – ajuda a emagrecer

Chis ajuda emagrecerPor que ajuda emagrecer? Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso; está na sensação de saciedade que a semente proporciona. Alem disso, suas fibras têm a capacidade de absorver muita água. Acima de tudo, transformando-se em uma espécie de gel. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. Portanto, é esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos. Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, outra grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança.

DIABETES

Previne e controla o diabetes

Chia previne e controla o diabetesPor exemplo, por conter fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. Alem disso, quando consumida com fontes de carboidratos (frutas, massas, pães), as fibras da chia têm como efeito a diminuição da velocidade. Além disso, o efeito com que o carboidrato sai do estômago e chega ao intestino, para terminar de ser digerido e absorvido. Justamente por se transforarem em um gel! Dessa forma, a glicose é liberada lentamente na corrente sanguínea, fazendo com que o hormônio insulina, necessário para transportá-la até as células, também seja liberado em pequenas doses.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Chia – Previne doenças cardiovasculares

Previne dornças cardiovascularesO consumo regular de chia é capaz, de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão. Dessa forma, graças as suas grandes quantidades de ômega 3. Em outras palavras, esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. Portanto, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

COLESTEROL

Regula o colesterol

Chia regula o colesterolDe toda gordura que compõe a chia, aproximadamente 77% são formados por ácidos graxos ômega 3 e ômega 6. Por exemplo: Dessa forma, essas gorduras têm como uma de suas principais propriedades reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Em conclusão, as fibras da semente também têm efeito benéfico na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol.

CÁLCIO

Chia – Fonte de cálcio

Chia fonte de cálcioPor ter bastante cálcio, a chia é uma alternativa para indivíduos que têm intolerância à lactose, necessitando de fontes alternativas desse mineral. Alem disso: Contração muscular: ajuda na iniciação da contração muscular. Coagulação sanguínea: o mineral está envolvido em diversos passos do mecanismo de coagulação sanguínea.

DESINTOXICANTE

Efeito desintoxicante

Chia efeito desintoxicanteOs antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado. Além disso, impede a formação de radicais livres, que agem destruindo as membranas celulares e desencadeando o processo de envelhecimento.

CÉREBRO

Chia – Protege o cérebro

Chia Protege o cérebroEla também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro. Alem disso, muitos estudos relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico, presentes na semente com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.

PELE E CABELOS

Pele e cabelos mais bonitos

Chia pele e cabelos mais bonitosEm sua composição nutricional, a chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres. Alem disso, auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. Portanto, a semente também leva vitamina B2, importante na saúde da pele, unhas e cabelos.

CELULITE

Efeito anticelulite

Chia efeito anticeluliteJá se sabe que a chia contém quantidades significativas de ômega 3. Alem disso, muitos estudos têm relacionado o consumo desse ácido graxo com a diminuição da inflamação. Portanto, o que seria interessante para diminuir e evitar celulite, um processo inflamatório do organismo.

IMUNIDADE

Fortalece a imunidade

Chia fortalece imunidadePor conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico. Em outras palavras, a chia é importante para reforçar as defesas; afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, e acima de tudo a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.

FERRO

Boa fonte de ferro

Boa fonte de ferroO mineral, presente em grande quantidade na chia, é muito bem absorvido nesse alimento. E acima de tudo, ele é o principal nutriente na formação dos glóbulos vermelhos; que transportam o oxigênio pelo nosso corpo. Dessa forma, a redução desses glóbulos e da oxigenação levam à anemia, fadiga e cansaço. Além disso, aumenta os riscos de infecções e também se relaciona a uma queda na imunidade.

Portanto, agora que você já conhece todos os benefícios da semente, é hora de provar. E acima de tudo, você pode adicionar o grão nos pratos doces ou salgados em qualquer refeição do dia.

Desenvolvimento: RIER Digital

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